LIMITAÇÃO DOS JUROS CONVENCIONAIS NOS CONTRATOS DE MÚTUO BANCÁRIO: reflexões à luz do Código de Defesa do Consumidor

Autores

  • Lucas Nacur Almeida Ricardo Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (Graduação) Universidade Cândido Mendes (Pós graduação)

DOI:

https://doi.org/10.59303/dejure.v21i38.411

Resumo

A limitação dos juros convencionais nos contratos bancários é um tema recorrente no sistema jurídico penal brasileiro, especialmente por se tratar de uma das principais causas do superendividamento das famílias neste país. O tema é nebuloso, tendo em vista a contraposição de interesses entre partes extremamente desiguais: de um lado o forte poderio das instituições financeiras e de outro os consumidores, hipossuficientes faticamente, que muitas das vezes sequer compreendem com suficiência o instituto dos juros e o seu cálculo. Destarte, o presente artigo propõe uma abordagem crítica acerca do modo como vem sendo trabalhada a questão pelos tribunais superiores, propondo, ao final, uma nova forma de pensar o tema de forma mais justa, com base na doutrina nacional. Metodologicamente, privilegia-se a revisão bibliográfica.

Biografia do Autor

Lucas Nacur Almeida Ricardo, Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (Graduação) Universidade Cândido Mendes (Pós graduação)

Graduado na Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, Advogado, Pós Graduado em Direito do Consumidor pela Universidade Cândido Mendes. Pós Graduado em Direito Constitucional, também pela Universidade Cândido Mendes. Pós graduando em Penal e Processo Penal pela Faculdade Única. Área de interesse: Penal, Processo Penal, Consumidor, Civil..

Downloads

Publicado

2024-02-09

Como Citar

Ricardo, L. N. A. (2024). LIMITAÇÃO DOS JUROS CONVENCIONAIS NOS CONTRATOS DE MÚTUO BANCÁRIO: reflexões à luz do Código de Defesa do Consumidor. Ministério Público Do Estado De Minas Gerais, 21(38). https://doi.org/10.59303/dejure.v21i38.411

Edição

Seção

Artigos