O CINEMA COMO FERRAMENTA DO DIREITO DE INFORMAÇÃO E LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Autores

  • Wellyson Medeiros Lucena UNIPÊ
  • Raffael Henrique Costa Diniz UNIPÊ

DOI:

https://doi.org/10.59303/dejure.i36.385

Resumo

O presente artigo teve por objetivo geral analisar criticamente a censura, imposta principalmente pelos governos ditatoriais e autoritários, à indústria cinematográfica, bem como aos demais meios de comunicação. No Brasil, a censura foi característica marcante na época da Ditadura Militar, ocorrida em 1964, período de retrocesso e grandes transtornos à liberdade de expressão, ao livre pensamento, as livres expressões artísticas e ao acesso à informação, sendo estes, preceitos indispensáveis à vigência de um Estado Democrático de Direito, os quais são preconizados e assegurados na atual Constituição Cidadã.  Também se discutiu, ao longo deste estudo, aspectos relacionados à liberdade de expressão e ao livre pensamento, vez que os meios de comunicação, de produções musicais, artísticos e culturais, com ênfase no cinema – conhecido como “sétima arte”, foram censurados por 21 anos durante a Ditadura Militar de 1964. Nestes tempos em que as liberdades foram cerceadas, cabem discussões acerca do assunto, de tal modo que tal situação de cerceamento de direito jamais volte a se repetir. Desta feita, compreende-se que o cinema, historicamente, fez parte dessa supressão de direitos, sendo censurado por amarras ideológicas de governantes antidemocráticos. No que concerne aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa se configura em um estudo bibliográfico.

Biografia do Autor

Wellyson Medeiros Lucena, UNIPÊ

Graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ.

Raffael Henrique Costa Diniz, UNIPÊ

Graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa -UNIPÊ, graduado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, possui MBA em Pericia, Auditoria e Gestão Ambiental no Instituto de Pós-graduação -IPOG, é mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPB e Advogado. Atua nas áreas de: Direito Ambiental, Licenciamento ambiental, Meio Ambiente, Uso e ocupação do solo urbano e Gestão Ambiental. Atualmente trabalha como professor da disciplina direito agroambiental no Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE.

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

Lucena, W. M., & Costa Diniz, R. H. (2022). O CINEMA COMO FERRAMENTA DO DIREITO DE INFORMAÇÃO E LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Ministério Público Do Estado De Minas Gerais, (36), 203–232. https://doi.org/10.59303/dejure.i36.385

Edição

Seção

Artigos