Marcos regulatórios da eutanásia: aspectos jurídicos e legislativos / Regulatory frameworks of euthanasia: legal and legislative aspects
Resumo
Resumo
A regulamentação da eutanásia em alguns países é fruto de um longo processo histórico. O aumento da expectativa de vida, das doenças incapacitantes e a busca pela medicina humanizada ajudam a explicar estes novos marcos regulatórios, mas não só; há um efervescente background social, jurídico e cultural que dá fôlego ao debate público, alavancando o tema para o interior das mais altas cortes judiciais e câmaras legislativas ao redor do mundo.
Dentro desse background, situam-se polêmicas judiciais, lobby de setores não-governamentais e articulações político-partidárias. O tema da morte assistida é atual e controvertido, mas aos poucos tem sido corajosamente enfrentado, revelando, entre tantas mazelas, uma face madura de algumas democracias contemporâneas.
Este artigo tem por objetivo fornecer uma síntese da criação e consolidação de tais marcos regulatórios, elencando os agentes envolvidos, identificando quais são seus argumentos e de que forma essas discussões têm sido introjetadas nos âmbitos jurídico e legislativo.
Palavras-chave: Eutanásia. Direito a morrer. Livre-arbítrio.
Abstract
The regulation of euthanasia around the world results of a long historical process. The increase in life expectancy, incapacitating diseases and the search for humanized medicine help to explain these new regulatory frameworks, but not only; there is an effervescent social, juridical and cultural background that gives breath to the public debate, leading the theme to the highest judicial courts and legislative chambers.
Within this background, there are judicial controversies, lobbies and intense political articulation. In this scenario, assisted death is a current and still very controversial theme, but has been bravely confronted, revealing, among so many mischances, a mature face of some contemporary democracies.
This article aims to provide an updated review of the creation and consolidation of such regulatory frameworks, identifying the agents involved, identifying their arguments and how these discussions have been introjected in the legal and legislative spheres.
Keywords: Euthanasia. Right to die. Free will.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A De Jure está licenciada sob a Creative Commons Attribution License, na modalidade "Atribuição – Uso Não Comercial – Não a Obras Derivadas (by-nc-nd)", que pode ser lida em sua integralidade aqui. Aceitar a declaração de Direto Autoral abaixo implica também aceitar as diretrizes expostas na licença Creative Commons citada.
"Por este meio, certifico que o trabalho por mim submetido nesse portal para análise, com finalidade de publicação na De Jure Revista Jurídica, editada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, é inédito, não tendo sido publicado anteriormente em nenhum outro meio. Comprometo-me a não submetê-lo à consideração de outra publicação enquanto estiver em processo de análise por pareceristas da revista De Jure, nem posteriormente em caso de ser aceito para publicação.
Declaro que o artigo é original e que seu conteúdo é fruto de minha direta contribuição intelectual. Todos os dados e as referências a materiais já publicados estão devidamente identificados com seus respectivos créditos e incluídos nas notas bibliográficas e nas citações que se destacam como tal e, nos casos em que se exigem, contam com as devidas autorizações daqueles que possuem os direitos autorais.
Declaro que os materiais estão livres de direito de autor e me responsabilizo por qualquer litígio ou reclamação relacionada com direitos de propriedade intelectual, exonerando de responsabilidade o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional.
A partir da submissão do artigo ao processo de avaliação, concordo com a cessão dos direitos autorais do trabalho à De Jure Revista Jurídica, e comprometo-me a não veiculá-lo ou reproduzi-lo em quaisquer outros meios antes de sua publicação na revista.
No caso de o artigo ser aprovado para publicação, concedo a propriedade de meus direitos de autor para que ele seja reproduzido, publicado, editado, anexado, comunicado e transmitido publicamente em quaisquer formas ou meios, assim como autorizo sua distribuição no número de exemplares que se exija e sua comunicação pública no país ou no exterior, em cada uma de suas modalidades, incluída a sua disponibilização ao público por meios eletrônicos, ópticos ou de qualquer outra tecnologia, para fins exclusivamente científicos, culturais, de difusão e sem fins lucrativos."