A ATUAÇÃO CONTRAMAJORITÁRIA DO JUDICIÁRIO NO BRASIL FACE À REALIDADE DOS SUJEITOS TRANSEXUAIS

Autores

  • Fabiane Barbosa Marra Universidade Federal de Ouro Preto/MG

Resumo

Este artigo versa acerca da extrema vulnerabilidade da população transexual e, como corolário, sobre a necessidade da atuação contramajoritária do Judiciário no Brasil. A relevância do artigo ao apresentar, inicialmente, aspectos acerca do Direito positivado e da limitação do Legislativo e, em seguida, desenvolver os argumentos das decisões judiciais correlatas, se deve porque, a partir desse estudo, é possível compreender a dinâmica de atribuição de direitos e deveres, isto é, de reconhecimento jurídico, ainda que embrionário, conferido à comunidade transexual. Trata-se de artigo sob método jurídico-social, visto que se baseia na análise do Direito, como instrumento de efetividade de garantias fundamentais, somada, por sua vez, à questão da transexualidade, ambos sob um ambiente social mais amplo, portanto.

Biografia do Autor

Fabiane Barbosa Marra, Universidade Federal de Ouro Preto/MG

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (2019). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (2017/2019). Especialista em Direito Público com ênfase em Direito Penal pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais (2016/2017). Especialista em Direito Público com ênfase em Direito Constitucional pela Universidade Cândido Mendes (2016/2017). Graduada em Direito pela Faculdade Milton Campos (2011/2015). Advogada.

Publicado

2021-04-09

Como Citar

Marra, F. B. (2021). A ATUAÇÃO CONTRAMAJORITÁRIA DO JUDICIÁRIO NO BRASIL FACE À REALIDADE DOS SUJEITOS TRANSEXUAIS. Ministério Público Do Estado De Minas Gerais, (35). Recuperado de https://dejure.mpmg.mp.br/dejure/article/view/350

Edição

Seção

Artigos