A Dupla Natureza do Direito de Robert Alexy

Autores

  • Marcio Ayala Ayala Pereira MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS

Resumo

Admitindo o fenômeno neoconstitucionalista como locus privilegiado para a insurgência da argumentação jurídica, o presente artigo desenvolve uma análise crítica e descritiva acerca da natureza dupla do direito, conforme a teoria de Robert Alexy. Assim, a norma compreende a ótica de uma dimensão factual e outra de uma dimensão ideal. O Direito possui características de eficácia social, de autoridade e de coerção dentro de seu plano positivo, ao mesmo tempo em que comportaria elementos de pretensão de correção moral, no plano ideal. O artigo desenvolve o tema a partir do conceito base de institucionalização da razão.

Biografia do Autor

Marcio Ayala Ayala Pereira, MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS

Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais. Professor de Direito Constitucional e Eleitoral da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro.

Publicado

2018-07-31

Como Citar

Ayala Pereira, M. A. (2018). A Dupla Natureza do Direito de Robert Alexy. Ministério Público Do Estado De Minas Gerais, (31). Recuperado de https://dejure.mpmg.mp.br/dejure/article/view/319

Edição

Seção

Artigos