O Direito Processual Civil Contemporâneo: Uma Análise da Ação à Luz do Código de Processo Civil de 2015

Autores

  • Felipe Antônio da Silva Ministério Público do Estado de Minas Gerais - Estagiário de Direito

DOI:

https://doi.org/10.59303/dejure.v22i39.480

Resumo

O presente artigo buscou estudar a ação, suas teorias, condições e elementos, através de uma vasta pesquisa doutrinária e jurisprudencial. A evolução do Direito de Ação passou por diversas teorias ao longo dos anos, com debates acerca da sua autonomia e natureza. A doutrina processualista contemporânea, em sua maioria, manifesta-se no sentido da independência do Direito de Ação frente ao Direito Material, mas o tema não é pacífico. Desde o advento do Código de Processo Civil de 2015, o tema das Condições da Ação tem gerado um forte debate pelos processualistas. Com a exclusão da Possibilidade Jurídica do Pedido enquanto Condição da Ação autônoma pelo diploma processual vigente, parte da doutrina de advoga no sentido de sua subsunção pelo Interesse de Agir, alinhados ao entendimento de Liebman. O tema da Teoria dos Pedidos Implícitos também tem gerado debates doutrinários à luz do art. 322, §2° do CPC.

Biografia do Autor

Felipe Antônio da Silva, Ministério Público do Estado de Minas Gerais - Estagiário de Direito

Estagiário de Direito do Ministério Público de Minas Gerais na 04ª Promotoria de Justiça de Belo Horizonte. Estudante de Teoria Geral Processo e Direito Processual Civil.  Estagiou em Escritório de Advocacia. Foi aprovado nos Concursos de Estágio do Ministério Público Federal e do Estado de Minas Gerais, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Tribunal Regional Eleitoral-MG, Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e da União, na Advocacia-Geral da União e na Procuradoria-Geral do Município de Belo Horizonte. Acadêmico de Direito do Centro Universitário UniHorizontes.

Downloads

Publicado

2024-07-15

Como Citar

da Silva, F. A. (2024). O Direito Processual Civil Contemporâneo: Uma Análise da Ação à Luz do Código de Processo Civil de 2015. Ministério Público Do Estado De Minas Gerais, 22(39). https://doi.org/10.59303/dejure.v22i39.480

Edição

Seção

Artigos