DIÁLOGO DE FONTES E GOVERNANÇA GLOBAL: HERMENÊUTICA E CIDADANIA MUNDIAL NA CONCRETUDE DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Fernando Rodrigues Martins Ministério Público do Estado de Minas Gerais

Resumo

RESUMO: A presente pesquisa investiga cientificamente a governança global a partir da superação do paradigma maioria/minoria para adoção do paradigma ética global /efetividade. Neste sentido, indica a importância da governança global na concretude dos direitos humanos, fornecendo, no âmbito da teoria do direito, novas possibilidades hermenêuticas apropriadas ao discurso humanitário.

Biografia do Autor

Fernando Rodrigues Martins, Ministério Público do Estado de Minas Gerais

Possui doutorado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Possui mestrado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Professor efetivo de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Avaliador ad hoc da Revista de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Avaliador da Revista de Direito do Consumidor. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria Geral do Direito, Direito Privado (personalidade, obrigações, contratos, propriedade e relações jurídicas de consumo) e Direito Público (controle da Administração Pública e probidade). Professor convidado da Escola Paulista de Magistratura. Associado fundador e vice presidente do Instituto de Direito Privado em São Paulo. Conferencista. Autor de livros jurídicos e capítulos de livros jurídicos. Coordenador de obras coletivas e responsável por diversos artigos em Revistas Jurídicas Especializadas. Membro de bancas de concursos para ingresso na carreira do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Coordenador regional do PROCON/MG Triângulo Mineiro. Coordenador pedagógico do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Editor Chefe da Revista Jurídica De Jure. Coordenador do programa de pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor - BRASILCON.

Publicado

2019-01-09

Como Citar

Martins, F. R. (2019). DIÁLOGO DE FONTES E GOVERNANÇA GLOBAL: HERMENÊUTICA E CIDADANIA MUNDIAL NA CONCRETUDE DOS DIREITOS HUMANOS. Ministério Público Do Estado De Minas Gerais, (30). Recuperado de https://dejure.mpmg.mp.br/dejure/article/view/335

Edição

Seção

Artigos