A natureza do método científico com aplicações à resolutividade do Ministério Público

Autores

  • João Gaspar Rodrigues Ministério Público

Resumo

O ensaio tece considerações sobre o método científico aplicado às ações jurídicas do Ministério Público substituindo incoerentes atuações burocráticas por formas nítidas e distintas de uma atividade produtiva claramente transformadora da realidade social. A cientificidade agregada às ações ministeriais não se confunde com a almejada resolutividade, embora seja um aspecto absolutamente necessário. Dentro dessa nova conjuntura são analisados desafios e exigências, com o fim de realçar os novos rumos demarcados à instituição frente à expansão e ao aprofundamento dos anseios de uma sociedade pós-moderna.

Biografia do Autor

João Gaspar Rodrigues, Ministério Público

Promotor de Justiça. Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Cândido Mendes/RJ. Autor dos livros: O Ministério Público e um novo modelo de Estado, Manaus:Valer, 1999; Tóxicos..., Campinas:Bookseller, 2001; O perfil moral e intelectual do juiz brasileiro, Porto Alegre:Sergio Antonio Fabris, 2007; Segurança pública e comunidade: alternativas à crise, Porto Alegre:Sergio Antonio Fabris, 2009; Ministério Público Resolutivo, Porto Alegre:Sergio Antonio Fabris, 2012.

Publicado

2018-12-03

Como Citar

Rodrigues, J. G. (2018). A natureza do método científico com aplicações à resolutividade do Ministério Público. Ministério Público Do Estado De Minas Gerais, (30). Recuperado de https://dejure.mpmg.mp.br/dejure/article/view/206

Edição

Seção

Artigos