CONTAMINAÇÃO DOS MANANCIAIS POR MICROPOLUENTES E A PRECÁRIA REMOÇÃO DESSES CONTAMINANTES NOS TRATAMENTOS CONVENCIONAIS DE ÁGUA PARA POTABILIZAÇÃO

Autores

  • Alexandra Fátima Saraiva Soares Ministério Público de Minas Gerais
  • Mônica Maria Diniz Leão Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Os micropoluentes emergentes são compostos que apresentam potencial danoso ao meio ambiente e à saúde, mesmo em baixas concentrações. Essas substâncias são denominadas “emergentes” porque apenas com o desenvolvimento recente de técnicas analíticas complexas/sensíveis foi possível detectar/quantificar esses contaminantes nas águas. Os micropoluentes surgem como novo desafio para a comunidade científica, que vem conduzindo pesquisas, em nível mundial, para subsidiar o desenvolvimento de padrões de qualidade ambiental e consumo humano. O lançamento de esgotos sanitários e escoamento superficial em áreas agrícolas, que utilizam agrotóxicos, correspondem a importantes vias de introdução de micropoluentes nas águas. No Brasil, monitoramentos de micropoluentes em esgotos e águas ainda são incipientes. Técnicas de tratamento biológico de esgotos, especialmente as anaeróbias, não são eficientes para remover esses micropoluentes. Corpos d´água contaminados podem se tornar mananciais de abastecimento público e técnicas convencionais de tratamento para potabilização da água também são inadequadas para propiciar remoção desses contaminantes.

Biografia do Autor

Alexandra Fátima Saraiva Soares, Ministério Público de Minas Gerais

Engenheira Civil e Sanitarista; Bacharel em Direito

Doutorado e Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (UFMG)

Pós-Doutorado em Direito Público pela Università degli Studi di Messina - Itália

Perita da Central de Atendimento Técnico (CEAT/Setor de Meio Ambiente) do Ministério Público de Minas Gerais. Professora Universitária do Instituto Metodista Izabela Hendrix e da Escola Superior Dom Helder Câmara.

Mônica Maria Diniz Leão, Universidade Federal de Minas Gerais

Engenheira Química

Doutorado em Génie de l ' Antipollution pelo Institut National Des Sciences Appliquées - França

Professora Associada do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do CNPq e da FAPEMIG. Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa da UFMG.

Publicado

2018-04-06

Como Citar

Soares, A. F. S., & Leão, M. M. D. (2018). CONTAMINAÇÃO DOS MANANCIAIS POR MICROPOLUENTES E A PRECÁRIA REMOÇÃO DESSES CONTAMINANTES NOS TRATAMENTOS CONVENCIONAIS DE ÁGUA PARA POTABILIZAÇÃO. Ministério Público Do Estado De Minas Gerais, 14(24). Recuperado de https://dejure.mpmg.mp.br/dejure/article/view/70

Edição

Seção

Artigos