A Participação do Ministério Público na Inclusão Escolar dos Surdos

Autores

  • Tatiana Marcellini Gherardi Ministério Público do Estado de Minas Gerais

Resumo

Este trabalho pretende fazer uma breve reflexão sobre a atuação do Ministério Público na inclusão escolar dos surdos no Brasil. Para tanto, inicialmente discorre sobre os mitos e verdades sobre os surdos, assim como a evolução da sua educação, até a aprovação de uma legislação específica sobre o reconhecimento de uma língua própria da comunidade surda- LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Apresenta-se, ainda, a discussão sobre a inclusão escolar dos surdos, em contraposição à escola de surdos, convidando o Ministério Público não só a conhecer o debate, como também a elaborar políticas de atuação na defesa da inclusão escolar.

Biografia do Autor

Tatiana Marcellini Gherardi, Ministério Público do Estado de Minas Gerais

Promotora de Justiça Criminal de Belo Horizonte, ex-coordenadora ambiental das Promotorias do Alto São Francisco, Pós-graduada em Direito Público pela Puc-Minas e em Administração Pública pela UEMG. Diplomada em Língua Francesa pela Université de la Sorbonne/Paris. Bacharelanda em Letras (Tradução) pela UFMG.

Publicado

2019-07-31

Como Citar

Gherardi, T. M. (2019). A Participação do Ministério Público na Inclusão Escolar dos Surdos. Ministério Público Do Estado De Minas Gerais, 18(33). Recuperado de https://dejure.mpmg.mp.br/dejure/article/view/265

Edição

Seção

Artigos