A natureza do método científico com aplicações à resolutividade do Ministério Público

Autores

  • João Gaspar Rodrigues Ministério Público

Resumo

O ensaio tece considerações sobre o método científico aplicado às ações jurídicas do Ministério Público substituindo incoerentes atuações burocráticas por formas nítidas e distintas de uma atividade produtiva claramente transformadora da realidade social. A cientificidade agregada às ações ministeriais não se confunde com a almejada resolutividade, embora seja um aspecto absolutamente necessário. O objetivo primordial do estudo não é pedagógico ou prático. Sua função é, unicamente, mostrar que certas consequências seguem-se a certas causas, e que, para obter certos fins, certos meios são os mais eficazes.

Biografia do Autor

João Gaspar Rodrigues, Ministério Público

Promotor de Justiça. Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Cândido Mendes/RJ. Autor dos livros: O Ministério Público e um novo modelo de Estado, Manaus:Valer, 1999; Tóxicos..., Campinas:Bookseller, 2001; O perfil moral e intelectual do juiz brasileiro, Porto Alegre:Sergio Antonio Fabris, 2007; Segurança pública e comunidade: alternativas à crise, Porto Alegre:Sergio Antonio Fabris, 2009; Ministério Público Resolutivo, Porto Alegre:Sergio Antonio Fabris, 2012.

Publicado

2018-01-01

Como Citar

Rodrigues, J. G. (2018). A natureza do método científico com aplicações à resolutividade do Ministério Público. Ministério Público Do Estado De Minas Gerais, (30). Recuperado de https://dejure.mpmg.mp.br/dejure/article/view/220

Edição

Seção

Artigos